Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Podcast #044 – ASCO GU 2021 | Destaques em Tumores de Testículo

Neste episódio, Dr. Daniel Vargas, oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas de Brasília, apresenta os highlights da ASCO GU 2021 na área de Tumores de Testículo.

O primeiro trabalho comentado é o estudo fase III TRISST, que avaliou o intervalo ideal entre os exames de imagem e o melhor método a ser utilizado como seguimento (Tomografia computadorizada versus Ressonância Nuclear Magnética) em pacientes com seminoma estádio I submetidos à orquiectomia, com o objetivo de evitar a exposição à radiação ionizante, liberada pela tomografia.

O segundo estudo (SEMS), observou o uso de linfadenopatia retroperitoneal modificada como tratamento de primeira linha para pacientes com seminoma estádio I e estádio IIA ou IIB, população classicamente tratada com radioterapia ou quimioterapia sistêmica, ambos os tratamentos com potencial de efeitos adversos importantes.

O terceiro estudo em destaque avaliou o uso de microRNA-371 circulante (miR371) como método diagnóstico para tumores de testículo avançado. Dados preliminares do estudo haviam sido publicados do Journal of Clinical Oncology em 2019. Os resultados atualizados demonstraram o potencial dessa metodologia.

Confira o episódio e entenda o desenho dos estudos.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?