Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Podcast #039 – Tratamento da leucemia linfoide aguda Ph+ sem o uso de quimioterapia

O prognóstico de pacientes com leucemia linfoide aguda com expressão do cromossomo Filadélfia (Ph+) apresentou avanços de grande relevância nos últimos anos a partir da introdução dos inibidores de tirosina quinase no regime terapêutico dessa doença em concomitância à terapia citotóxica.

Novas estratégias de tratamento têm agora buscado o desenvolvimento de tratamentos sem o uso de quimioterapia para esses pacientes.

Nesse contexto, o estudo de fase II GIMEMA LAL2116 D-ALBA avaliou a combinação de dasatinibe, um inibidor de tirosina quinase de segunda geração, e blinatumomabe, um anticorpo bi-específico anti-CD3 e anti-CD19, como tratamento de primeira linha em 63 pacientes com leucemia linfoide aguda Ph+.

Confira neste episódio comentários sobre o resultado do estudo, com apresentação do Dr. Phillip Scheinberg, chefe da divisão de Hematologia Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e participação do Dr. Fabio Pires, hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?