Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Podcast #035 – Estudos FAST e FAST-Forward: radioterapia hipofracionada no tratamento adjuvante do câncer de mama (Entrevista com Dr. Pedro Henrique Zanuncio)

Nos últimos anos, estudos importantes sobre radioterapia hipofracionada no tratamento adjuvante do câncer de mama estabeleceram como padrão internacional regimes de 15 ou 16 frações em vez do convencional esquema com 25 frações. A diminuição do número frações da dose total de radioterapia vem sendo associada à melhora da dinâmica de acesso ao tratamento e à diminuição de custos, dentre outros benefícios.

Nesse contexto, dois grandes estudos ingleses de não inferioridade (FAST e FAST-Forward) buscaram responder se é seguro em termos de desfechos oncológicos e toxicidade tardia reduzir ainda mais o número de frações. Os resultados das análises foram publicados este ano no Journal of Clinical Oncology e no The Lancet Oncology, respectivamente.

Para colocar em perspectiva os resultados publicados e explicar o desenho dos estudos, além de apresentar uma revisão sobre a evolução desses regimes de radioterapia, temos o prazer de entrevistar neste episódio o Dr. Pedro Henrique da Rocha Zanuncio, radioterapeuta das unidades Mirante e Paulista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Confira a entrevista, com apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que levanta dúvidas importantes, como: Quais são as pacientes que podem se beneficiar desses esquemas de radioterapia ultra hipofracionada? Será que já estamos prontos para implementar regimes como esses na prática clínica ou ainda é necessário esperar desfechos de mais longo prazo ou outros trabalhos que corroborem os dados desses estudos?

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?