Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Podcast #029 – ASCO 2020 | Estudo ECOG – ACRIN 2108: efeito da cirurgia primária na paciente metastática (Entrevista com Dr. Fabricio Palermo Brenelli)

Na ASCO 2020, ocorreu a esperada apresentação do estudo fase III ECOG – ACRIN 2108 em sessão plenária.

A análise comparou terapia sistêmica seguida por cirurgia da lesão primária em mama versus terapia sistêmica isolada em cerca de 260 pacientes com câncer de mama estádio IV. O estudo demonstrou que não houve benefício em sobrevida global ou sobrevida livre de progressão no grupo de pacientes alocadas para cirurgia primária.

Para comentar os resultados, colocar em contexto a evidência de literatura já existente e comentar as perspectivas trazidas por esse importante estudo, temos a honra de receber neste Podcast o Dr. Fabricio Palermo Brenelli, membro do Departamento de Mastologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e professor doutor assistente da UNICAMP.

“É um estudo que mostra mais uma vez a importância do tratamento sistêmico, porém ainda faltam dados para dizer que a cirurgia não tem um papel nesse cenário”, afirma Dr. Fabricio.

Confira a entrevista exclusiva, com apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?