Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Podcast #020 – ASCO 2020 | Imunoterapia na primeira linha do câncer de pulmão células não pequenas avançado

Neste Podcast, Dra. Carolina Kawamura Haddad, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta três estudos que se destacaram nesta edição da ASCO na área de imunoterapia em câncer de pulmão células não pequenas (CPCNP) avançado.

O estudo fase III CheckMate 9LA, que consolidou mais uma opção de tratamento para o CPCNP EGFR/ALK negativo, com a combinação de quimioterapia + nivolumabe + ipilimumabe.

O estudo CCTG BR.34, que randomizou 301 pacientes com CPCNP EGFR/ALK negativo para receber a combinação do anti-PDL-1 durvalumabe com o anti-CTLA4 tremelimumabe versus a mesma combinação com quimioterapia. A análise não demonstrou benefício em sobrevida global com a adição de quimioterapia e dupla imunoterapia.

O terceiro trabalho comentado (CheckMate 227) teve apresentada a atualização do braço de ipilimumabe e nivolumabe versus quimioterapia isolada também em pacientes com CPCNP EGFR/ALK negativo tanto na população PDL-1 positivo quanto PDL-1 negativo. Os resultados demonstram benefício com a combinação de ipilimumabe e nivolumabe.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?