Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

#132 Vídeo-MOC VOL 11 Nº10 | Inibidores de iCDK4/6 não são todos iguais (Foco em abemaciclibe)

A incorporação dos inibidores de ciclinas no tratamento do câncer de mama recorrente ou avançado é associada a benefícios clínicos altamente significativos. Essa classe de medicamentos atua na regulação do ciclo celular através da inibição seletiva das quinases dependentes de ciclinas 4 e 6 (CDK4/6), interrompendo assim a proliferação celular tumoral desordenada.

Nesse cenário, três diferentes drogas – palbociclibe, ribociclibe e abemaciclibe – são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em indicações de tratamento semelhantes, contemplando tanto o seu uso combinado a um inibidor da aromatase quanto a combinação com fulvestranto, ambos no cenário de doença avançada. Uma exceção é abemaciclibe, o qual também possui aprovação adicional como monoterapia em pacientes que malograram a terapia endócrina e até duas linhas de quimioterapia.

Confira nesse Podcast uma apresentação dos mais relevantes estudos clínicos que avaliaram essas medicações, bem como dicas práticas para o acompanhamento da sua utilização no dia a dia.

Apoio:

Lilly_onco_cmyk

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?