Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

#122 Vídeo-MOC VOL 11 Nº05 | Importância do tratamento precoce com agentes ósseos em pacientes com neoplasia avançada e lesões ósseas

Metástases ósseas são muito comuns em diversas neoplasias sólidas e têm um impacto bastante adverso na qualidade de vida do paciente, podendo levar a eventos relacionados ao esqueleto (do inglês SRE – skeletal related events) e provocar dor, fraturas patológicas, compressão medular, hipercalcemia e necessidade de realização de radioterapia e procedimentos cirúrgicos locais.

Encará-las com seriedade e fazer uso de agentes ósseos é (sem dúvida!) importante e necessário. O tratamento com agentes ósseos deve ser realizado de forma precoce, desde o diagnóstico de doença óssea secundária, mesmo que não haja presença de sintomas, conforme recomenda Guideline recente da ASCO, uma vez que os benefícios do tratamento podem impactar diretamente na qualidade de vida do paciente.

Para falar sobre o tratamento de metástases ósseas e colocar em perspectiva os dados de estudos que analisaram a eficácia e perfil de toxicidade dos agentes modificadores do osso (do inglês BMA – bone modifying agents) com foco em pacientes com neoplasia de mama e próstata, tumores que possuem frequência alta de acometimento ósseo secundário, preparamos este Vídeo-MOC, com a apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, moderação do Dr. Antonio C. Buzaid e discussão do Dr. Fenando Cotait Maluf, editores do MOC.

Apoio:

Logo_Amgen

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?