Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

#121 Dicas | Proteção do hipocampo durante radioterapia cerebral total

A decisão de realizar ou não a radioterapia cerebral total em pacientes com metástases cerebrais múltiplas envolve diversos fatores, como, número de lesões, volume, status geral do paciente e disponibilidade da droga. Mas, como identificar melhor quais são os pacientes elegíveis à radioterapia cerebral total? Quais são as alternativas para tentar diminuir os impactos negativos na capacidade neurocognitiva do paciente? O que mostram os estudos?

Neste MOC-Dicas, recebemos o Dr. Robson Ferrigno, especialista em radioterapia e coordenador dos serviços de radioterapia dos hospitais BP Paulista e BP Mirante, para colocar em pauta esse tema que é um desafio na prática clínica entre os médicos radioterapeutas, oncologistas e neurocirurgiões.

Confira o vídeo com dicas baseadas nos resultados de um importante estudo fase III (NRG-CC001), publicado recentemente no Journal of Clinical Oncology. O estudou randomizou 518 pacientes para receberem radioterapia associada a memantina versus o braço experimental de radioterapia com proteção de hipocampo também associada a memantina. Com um segmento de 7,9 meses, a análise demonstrou menor déficit cognitivo no grupo que recebeu radioterapia com proteção de hipocampo em associação com memantina, evidenciando que o tratamento pode ser admitido como padrão para os pacientes com expectativa de vida acima de 4 meses, sem opção de tratamento sistêmico, que não apresentarem metástase próxima ao hipocampo e nem disseminação leptomeníngea.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?