Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Mieloma Múltiplo

Terapia tripla aprovada para o tratamento do mieloma múltiplo refratário nos EUA

A agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration) aprovou o uso do regime triplo com daratumumabe subcutâneo, carfilzomibe e dexametasona para o tratamento de pacientes com diagnóstico de mieloma múltiplo recidivado ou refratário que receberam previamente até três linhas de tratamento.

A eficácia deste regime foi avaliada em uma coorte do estudo PLEIADES, que contemplou 66 pacientes com mieloma múltiplo refratário a ao menos uma linha de tratamento.

A taxa de resposta, desfecho primário do estudo, foi de 84,8%. Com um seguimento mediano de 9,2 meses, a duração mediana de resposta não foi atingida, porém 85,2% e 82,5% dos respondedores mantiveram o benefício por 6 e 9 meses, respectivamente. As toxicidades apresentadas em maior frequência (≥ 20%) foram infecções do trato respiratório superior, fadiga, insônia, hipertensão arterial, diarreia, tosse, dispneia, cefaleia, febre, náuseas e edema periférico.

A dose de tratamento recomendada com daratumumabe subcutâneo é 1.800 mg (em formulação com 30.000 UI de hialuronidase) administrado semanalmente por 8 semanas, seguido de administrações a cada 2 semanas entre as semanas 9 e 24, e então uma vez a cada 4 semanas a partir da semana 25 e mantido até progressão de doença ou toxicidade limitante. Carfilzomibe pode ser administrado em dois diferentes regimes:

Carfilzomibe 20 mg/m² EV, no D1 do ciclo 1 e, se bem tolerado, seguir com 70 mg/m² nos D8 e D15 do ciclo 1 e nos D1, D8 e D15 dos demais ciclos a cada 28 dias.

Carfilzomibe 20 mg/m² EV, nos D1 e D2 do ciclo 1 e, se bem tolerado, seguir com 56 mg/m² nos D8, D9, D15 e D16 do ciclo 1 e nos D1, D2, D8, D9, D15 e D16 dos demais ciclos a cada 28 dias.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?