Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Melanoma

Pembrolizumabe é aprovado pelo FDA como opção de tratamento imunoterápico do carcinoma de Merkel

Em dezembro de 2018, pembrolizumabe, um inibidor do checkpoint PD-1, foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento do carcinoma de Merkel metastático ou inoperável. Esta é uma neoplasia de pele rara, mas com comportamento agressivo que acomete sobretudo idosos e imunossuprimidos.

19_Noticia55_Fig02

O estudo KEYNOTE-017 foi o primeiro a avaliar o uso de um anti-PD-1 em pacientes com carcinoma de Merkel avançado, sem tratamento sistêmico prévio. Em 2016, houve a publicação dos dados iniciais no New England Journal of Medicine. Posteriormente, na ASCO 2018, estes foram atualizados. Nesse estudo, 50 pacientes com doença metastática ou localmente avançada receberam tratamento com pembrolizumabe na primeira linha.

19_Noticia55_Fig01

O tratamento com o inibidor de checkpoint imunológico foi associado a uma taxa de resposta objetiva de 56%, com 24% de resposta completa. A duração mediana de resposta não foi atingida e 54% dos pacientes que apresentaram resposta encontravam-se vivos e sem evidência de progressão após 12 meses de seguimento. Dentre as demais análises de eficácia, a sobrevida global mediana não foi atingida e a sobrevida livre de progressão mediana foi de 16,8 meses, contudo a taxa de sobrevida livre de progressão foi de 52%, 48% e 48% aos 12, 18 e 24 meses, respectivamente. Esses dados são demonstrados por um platô na curva de Kaplan-Meier, representando o benefício mantido aos pacientes no tratamento com pembrolizumabe.

As toxicidades observadas com pembrolizumabe neste estudo não foram diferentes daquelas demonstradas no amplo uso da droga nas diversas indicações para as quais já foi aprovada, incluindo, dentre os eventos mais comuns, fadiga, prurido e diarreia.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?