Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Colorretal

Novas indicações de tratamento aprovadas em bula de ramucirumabe

O anticorpo monoclonal anti-VEGFR-2 ramucirumabe recebeu neste mês a aprovação em bula para tratamento de câncer colorretal metastático e câncer de pulmão de células não pequenas também no cenário metastático, conforme divulgação pela farmacêutica Lilly®.

A aprovação para tratamento do câncer colorretal baseia-se no estudo RAISE, que randomizou 1072 pacientes com câncer colorretal metastático que apresentaram progressão de doença após tratamento com fluoropirimidina, oxaliplatina e bevacizumabe. Os pacientes foram randomizados para tratamento com FOLFIRI associado ou não a ramucirumabe. O estudo atingiu seu objetivo primário ao demonstrar benefício estatisticamente significativo em sobrevida global, com ganho de 1,6 meses em favor do braço que recebeu o anticorpo (HR 0,844; IC 95%, 0,730-0,976; p=0,0219).

Já no cenário de câncer de pulmão, a aprovação é baseada no estudo REVEL, que randomizou 1253 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastático e que apresentaram progressão após tratamento de primeira linha com platina para receberem docetaxel associado ou não a ramucirumabe. Este estudo também atingiu seu objetivo primário com ganho estatisticamente significativo em sobrevida global, da ordem de 1,4 meses em favor do grupo que recebeu o anticorpo (HR 0,86; IC 95%, 0,75-0,98; p=0,023).

Essas aprovações chegam para aumentar as indicações do uso de ramucirumabe, visto que no Brasil o anticorpo era aprovado apenas para tratamento do câncer gástrico/junção gastroesofágica desde 2016.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida.

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?