Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Leucemias

Azacitidina é aprovada pelo FDA para o tratamento de leucemia característica de pacientes jovens

A azacitidina, um análogo de pirimidinas hipometilante, possui importante papel no tratamento de diferentes patologias hematológicas. Aumentando ainda mais suas indicações de uso, o FDA (Food and Drug Administration) aprovou em 20 de maio de 2022 o tratamento de pacientes pediátricos com leucemia mielomonocítica juvenil (LMMJ) através do uso desta medicação.

A JMML é uma doença mieloproliferativa/mielodisplásica agressiva da infância que apresenta infiltração medula óssea e outros órgãos por células mielomonocíticas anormais, também presentes em sangue periférico”, afirma Dra. Danielle Leão, hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e pesquisadora clínica.

A avaliação de eficácia e segurança da droga na nova indicação terapêutica foram avaliadas no estudo AZA-JMML-001 em 18 pacientes com LMMJ tratados com azacitidina previamente ao transplante de medula. A droga foi administrada por via intravenosa diariamente entre o D1 e D7 em ciclos de 28 dias durante 3 a 6 ciclos, desde que não houvesse progressão de doença ou o paciente se encontrasse em condições de transplante de medula entre os ciclos 4 e 6. O desfecho principal na avaliação de eficácia foi a taxa de resposta completa clínica (RCc) ou resposta parcial clínica (RPc) de acordo com os critérios de resposta internacionais de LMMJ após 3 meses de tratamento (no D28 do ciclo 3), sendo necessária a manutenção da resposta por ao menos 4 semanas antes ou após a data selecionada para a avaliação. Dentre a população incluída, 9 pacientes (50%) apresentaram resposta clínica confirmada, sendo 3 deles com RCc e 6 com RPc. Além disso, 94% dos pacientes foram submetidos a transplante de medula em um intervalo mediano de 4,6 meses. Os efeitos adversos mais comuns durante o tratamento foram febre, rash cutâneo, infecção do trato respiratório superior e anemia.

A dose recomendada para o tratamento é 2,5 mg/kg em pacientes com idade entre 1 mês até 1 ano ou peso corporal menor que 10 kg. Já nos pacientes com idade ≥ 1 ano e peso corporal ≥ 10 kg, a dose recomendada é 75mg/m2.

O FDA vem consolidar uma estratégia terapêutica iniciada pelo grupo cooperativo brasileiro de síndrome mielodisplásica/síndrome mieloproliferativa pediátrica há mais de 10 anos, como ponte segura nos casos com indicação de transplante de células tronco hematopoiéticas ou alívio dos sintomas nos subgrupos que não necessitarão esta modalidade terapêutica”, comenta Dra. Maria Lúcia Lee, hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e coordenadora das LMMJ deste  grupo  cooperativo.

Dra. Maria Lúcia reforça que “a tolerância na prática clínica é boa e os eventos adversos observados no estudo não diferem muito da vida real”. A Dra. Danielle faz uma comparação com os dados da combinação da azacitidina com venetoclax e ivosidenibe para pacientes idosos com leucemia mieloide aguda, mostrando a importância desta classe terapêutica no tratamento das neoplasias mieloides.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?