Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Bexiga

Nova imunoterapia aprovada para tratamento de câncer de bexiga no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou este mês o uso do anticorpo monoclonal anti-PD1 nivolumabe para tratamento do câncer de bexiga localmente avançado irressecável ou metastático após terapia prévia baseada em platina.

Esta aprovação baseia-se no estudo de fase II CheckMate 275, que avaliou 260 pacientes com carcinoma urotelial avançado irressecável ou metastático submetidos a tratamento com nivolumabe. A taxa de resposta apresentada por esse grupo de pacientes foi de 19,6%, com duração média de 10,3 meses. A sobrevida global atingida com o tratamento foi de 8,74 meses no seguimento mediano de 7,0 meses. O perfil de segurança foi aceitável, com 18% de eventos adversos de graus 3 e 4, sendo diarreia e fadiga os principais apresentados.

O nivolumabe ganha assim sua sexta indicação de tratamento no Brasil, visto que também já é aprovado para tratamento de câncer de pulmão, melanoma, câncer de rim, linfoma de Hodgkin e câncer de cabeça e pescoço.

Em relação aos imunoterápicos, o nivolumabe chega para aumentar o número de opções para tratamento do câncer de bexiga, em um cenário que já possui como aprovações prévias o uso de atezolizumabe, durvalumabe e pembrolizumabe.

Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida.

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?