Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cobertura de congressos

ESMO 2019: Dr. William William – Updates na primeira linha do câncer de pulmão metastático (FLAURA, IMPower 110 e Checkmate 227)

Dr. William William, editor do MOC, fala sobre três importantes estudos apresentados na ESMO 2019 que mudam a prática clínica.

O primeiro estudo comentado (FLAURA) teve os dados finais de sobrevida global de osimertinibe comparado com TKIs de primeira geração na primeira linha para pacientes com mutação do EGFR. Os restados demonstraram pela primeira vez aumento da sobrevida global nessa população com o uso do inibidor de terceira geração osimertinibe, colocando-o como opção de tratamento preferencial.

Outros dois estudos importantes analisaram imunoterapia de primeira linha do câncer de pulmão metastático (IMPower 110 e Checkmate 227).

O estudo IMPower 110 comparou o uso atezolizumabe à quimiterapia padrão nos pacientes com alta expressão de PDL-1, demonstrando ganho em sobrevida global nos pacientes que receberam atezolizumabe, um dado importante que coloca atezolizumabe como nova opção de tratamento na primeira linha, embora ainda seja preciso amadurecer um pouco mais os dados apresentados.

O último estudo importante na doença metastática (Checkmate 227) é um trabalho complexo com múltiplos braços e múltiplos endpoints. Dr. William comenta a parte 1 do estudo, apresentada nesta edição da ESMO, a qual randomizou pacientes com PDL-1 maior ou igual a 1% para receber quimioterapia padrão de primeira linha ou a combinação de ipilimumabe e nivolumabe.

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?