Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – Supressão ovariana

Neste MOC-Dicas, com apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o tema é a adição de supressão ovariana em mulheres que estão na pré-menopausa e que precisam manter um nível hormonal de bloqueio ovariano para otimização dos desfechos de sobrevida no tratamento adjuvante de câncer de mama.

Após publicação dos dados maduros dos estudos SOFT e TEXT, temos utilizado com frequência crescente supressão ovariana com análogos de GnRH em pacientes jovens, e com características anatomopatológicas de alto risco. No entanto, embora a estratégia seja valiosa na redução de risco de recidiva de um grupo selecionado de pacientes, sabemos que uma boa parte das mulheres tratadas com análogos de GnRH mensalmente não  atingem níveis adequados de supressão ovariana. Na verdade, análise prévia do estudo SOFT mostrou que ao final de 1 ano de tratamento com exemestano e triptorrelina, 17% das pacientes tinham níveis de estradiol superiores a 2,7 pg/ml, o que configura falha em atingir supressão ovariana.

Sabendo disso, preparamos este MOC-Dicas, com uma breve e valiosa discussão sobre medicação alternativa que pode ser incorporada à prática clínica, caso o uso de agonistas de GnRH não resulte em adequada supressão ovariana. Trata-se da troca do tratamento para um antagonista de GnRH,  o degarelix. Discutimos o recente estudo  publicado no Journal of Clinical Oncology1, o qual  avaliou uso de degarelix versus triptorrelina em pacientes na pré menopausa recebendo hormonioterapia neoadjuvante com letrozol.  O estudo compara o tempo para atingir supressão ovariana entre os 2 agentes, e monitora a manutenção dos níveis hormonais ao longo do tratamento neoadjuvante nos grupos tratados com degarelix e triptorrelina.

Referência

  1. Dellapasqua S, Gray KP, Munzone E, et al: Neoadjuvant Degarelix Versus Triptorelin in Premenopausal Patients Who Receive Letrozole for Locally Advanced Endocrine-Responsive Breast Cancer: A Randomized Phase II Trial. J Clin Oncol 37:386-395, 2019

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?