Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – Reação sarcoide

Neste MOC-Dicas, o Dr. Antonio C. Buzaid relata um caso clínico de reação sarcoide em mediastino e óssea que poderia ser confundido com metástase.

No vídeo, o Dr. Buzaid conta a evolução da paciente desde a primeira consulta (2019), quando já havia diagnóstico de câncer de mama, passando pelo achado incidental de uma massa no pulmão que foi operada e pelos ciclos de tratamento tanto para o câncer de pulmão quanto para o câncer de mama até o desenvolvimento de uma reação sarcoide (2022).

“Achei que poderia ser metástase com uma resposta mista, mas levantamos a hipótese de que pudesse ser também sarcoide ósseo que é mais raro, mas existe. Nós, então, fizemos uma biópsia do osso e do mediastino. Para a nossa surpresa, tudo veio sarcoide. A surpresa maior de todas foi a biópsia da crista ilíaca, que também veio cheia de granulomas coalescentes sem necrose e sem evidência de qualquer processo infeccioso. Na realidade, a paciente estava em resposta com carboplatina + paclitaxel + atezolizumabe + bevacizumabe e simplesmente desenvolveu uma reação sarcoide em mediastino e também óssea”, comenta o Dr. Buzaid e conclui “O que que nós aprendemos com esse caso? Que reação sarcoide não é só aquele aspecto típico com adenopatia mediastinal. O envolvimento ósseo também pode ocorrer. É importante lembrar dessa possibilidade. Este é meu segundo caso, eu agora estou muito mais esperto.”

Confira o vídeo, com diversos exames de imagem que ilustram bem o caso clínico.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?