Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – Inibidores de bomba de prótons com uso concomitante aos inibidores de ciclina 4/6

O uso de inibidores de bomba de prótons, como omeprazol e pantoprazol entre outros, é comum entre os pacientes oncológicos. Sabe-se, no entanto, que a elevação do pH gástrico causada por essas medicações pode reduzir a biodisponibilidade oral de muitos medicamentos oncológicos importantes, como por exemplo, os inibidores de ciclina 4/6.

Para colocar em pauta esse tópico de extrema importância, preparamos este MOC-Dicas, com apresentação da Dra. Debora de Melo Gagliato, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Confira no vídeo dicas importantes e ainda comentários sobre os resultados de um estudo que observou a sobrevida livre de progressão em pacientes recebendo terapia endócrina combinada aos inibidores de ciclina 4/6 palbociclibe e ribociclibe, com ou sem inibidores de bomba de prótons.

“Os pacientes devem evitar essas medicações quando usarem drogas tão importantes como iCDK4/6, que revolucionaram o manejo do câncer de mama RH positivo HER-2 negativo metastático”, comenta Dra. Debora referindo-se aos inibidores de bomba de prótons.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?