Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – Hipersensibilidade a taxanos

Confira o MOC-Dicas deste mês sobre reações de hipersensibilidade aguda a taxanos, uma classe de quimioterápicos que tipicamente pode acarretar reações como essa.

Com apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o vídeo esclarece que as reações de hipersensibilidade a taxanos podem ocorrer na prática clínica em diferentes graus de severidade, desde reações leves, até reações graves, com acometimento de múltiplo órgãos e sistemas, e em qualquer momento da exposição ao agente quimioterápico. Muitas vezes, é importante que paciente receba a droga em seu tratamento oncológico, e portanto a equipe de oncologistas deve conhecer os protocolos de dessensibilização a esses agentes. Preferencialmente, tal procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar, como todos os recursos disponíveis para atender situações potenciais de emergência. Na grande maioria dos casos, o paciente é dessensibilizado com sucesso, podendo ser re-exposto à droga, que muitas vezes é de extrema importância no arsenal terapêutico, em uma variedade de neoplasias sólidas.

Assista ao vídeo e confira dicas sobre protocolos de dessenbilização.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?