Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica Extra – Como montar um centro de oncologia clínica

Prezado leitor, neste vídeo você terá a oportunidade de assistir a uma aula magna apresentada durante o IV ECIP – Encontro de Cancerologia no Interior Paulista, realizado entre os dias 27 a 28 de novembro no formato online.

Com um tema um tanto provocativo “Como construir um centro de oncologia clínica”, a aula é ministrada por quem tem larga experiência e já cumpriu com êxito esse desafio algumas vezes, o Dr. Antônio Carlos Buzaid, Editor do MOC, Diretor Geral do Centro de Oncologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Veja relatos sobre o início da carreira do Dr. Buzaid como diretor e codiretor em centros de oncologia clínica internacionais, começando pelas Unidades de Melanoma e Câncer de Pulmão da Yale University (1988), depois pela Unidade de Melanoma e Câncer de Pele do MD Anderson Cancer Center (1992), onde adquiriu conhecimentos fundamentais para cumprir seus próximos desafios em solo nacional e participar da criação dos primeiros centros oncológicos privados brasileiros, Sírio-Libanês (1998) e Beneficência Portuguesa (2011), além de atuar como membro gestor de centro de oncologia no Einstein (2015).

Na sequência, confira uma apresentação didática sobre os aspectos práticos iniciais e imprescindíveis para a criação de um centro oncológico, tendo como base um bom Business Plan, que delineie partes importantes, como, fases de implementação, estruturação, integração, expansão entre outras.

“O Business Plan é uma obra de planejamento dinâmico que descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros”, explica Dr. Buzaid e completa “todo Business Plan vai ter um pouco da estrutura de SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)”.

Por fim, não deixe de conferir dicas sobre boas condutas em caso de recebimento de ofertas de trabalho em outros grupos, como proceder com a instituição atual, como conduzir essa mudança com os pacientes, como tratar a questão dos prontuários, quais aspectos pontuar em contrato, entre outros tópicos.

 

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?