Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - William Nassib William Jr. - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Dicas

Dica – Aprovação de novo inibidor de BTK (zanubrutinibe) para o tratamento de linfomas

Agora, os pacientes adultos portadores de macroglobulinemia de Waldenström, um tipo de linfoma linfoplasmacítico de células B incurável e caracterizado recidivas, podem contar com uma nova opção de tratamento aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration). Trata-se do inibidor de BTK zanubrutinibe, que foi avaliado no estudo randomizado ASPEN.

Na análise, o tratamento com zanubrutinibe demonstrou eficácia semelhante ao tratamento com ibrutinibe tanto em taxa de resposta, objetivo primário do estudo, quanto em duração de resposta, objetivo secundário, porém com menor incidência de eventos adversos, como, fibrilação atrial, diarreia e pneumonia, embora com maior taxa neutropenia.

O uso de zanubrutinibe foi aprovado também para o tratamento de pacientes com linfoma da zona marginal recidivado ou refratário após tratamento com um regime contendo um anticorpo anti-CD20, com base nos resultados dos estudos MAGNOLIA e BGB-3111-AU-003.

Para falar sobre o impacto dessas aprovações na prática clínica, preparamos esse MOC-Dicas, com apresentação especial do Dr. Phillip Scheinberg, editor do MOC-Hemato.

“Nós temos aqora o zanubrutinibe e sabemos que outras drogas dessa classe já estão em desenvolvimento. Provavelmente, nos próximos 2 anos, vamos ver outros inibidores de BTK para as doenças linfoproliferativas”, conclui Dr. Phillip.

Confira mais um MOC-Dicas!

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?