Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cobertura de congressos

San Antonio 2019: Dra. Debora Gagliato – Estudos ATEMPT e APHINITY

Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta dois importantes estudos apresentados em San Antônio 2019 no cenário da doença localizada de pacientes com HER-2 positivo 

O primeiro estudo (ATEMPT) recrutou pacientes com tumores estádio 1, HER-2 positivo, sendo a maioria com coexpressão de receptores hormonais, para receber o tratamento padrão com paclitaxel e trastuzumabe versus TDM-1.  

De acordo com os dados da análise, o uso TDM-1 está associado a menor toxicidade em relação ao paclitaxel. Na análise de sobrevida livre doença de 3 anos, observou-se também ganhos favorecendo o grupo que recebeu TDM-1 (da ordem de 97% versus 93%).  

segundo estudo (APHINYTI) teve seus dados atualizados, com follow-up de 6 anos. A apresentação revelou dados mais maduros de sobrevida livre de recidiva invasiva (HR 0,77), com ganho absoluto de 2,5%, demonstrando que o uso de pertuzumabe em associação com trastuzumabe está associado à uma redução substancial do risco recidiva em tumores com comprometimento linfonodal. 

 

Parceiros:

Veja também:

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?