Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cobertura de congressos

ESMO 2019: Dr. Rafael Kaliks – Destaques em câncer de mama (neoadjuvância, adjuvância e doença metastática)

Dr. Rafael Kaliks, autor do MOC, comenta os estudos de maior relevância em câncer de mama apresentados na ESMO 2019.

Na neoadjuvância, o trabalho de maior destaque foi o estudo fase III Keynote 522, que avaliou pembrolizumabe em associação com quimioterapia tradicional versus quimioterapia isolada. O estudo atingiu seus objetivos primários, com ganhos em resposta patológica completa e sobrevida livre de eventos em favor da inclusão da imunoterapia.

Na adjuvância, houve atualização do estudo TAILOR X, confirmando que não há diferença de benefícios entre as quimioterapias na dependência da categorização com alto risco pelo teste Oncotype DX.

Por último, sobre a doença metastática, houve a esperada apresentação de resultados de sobrevida global com a utilização dos inibidores de CDK4/6 abemaciclibe (MONARCH 2) e ribociclibe (MONALEESA-3). Os dados apresentados confirmaram que o uso de inibidores de CDK4/6 está associado não só ao aumento de controle da doença, mas também da sobrevida global. Um dado que evidencia o esforço que deve ser realizado no Brasil para que a ANVISA inclua essa classe de medicação como tratamento padrão tanto na primeira quanto na segunda linha do câncer de mama metastático receptor hormonal positivo e HER-2 negativo.

Ainda na doença metastática, houve o estudo KEYNOTE 119, que testou pembrolizumabe em segunda ou terceira linha nas pacientes com câncer de mama triplo negativo metastático independente de PDL-1.

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?