Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dra. Carolina Kawamura Haddad – Uso combinado de imunoterapia com quimioterapia no tratamento de pacientes com câncer de pulmão

Dra. Carolina Kawamura, fala sobre as novidades em câncer de pulmão apresentadas na ASCO 2019 e destaca um estudo que avaliou a eficácia do uso combinado de imunoterapia com quimioterapia no tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células avançado de histologia não escamosa, portadores de mutação no gene STK11/LKB1.

Trata-se de um estudo retrospectivo conduzido em 17 instituições acadêmicas nos EUA e na Europa que olhou para os pacientes que fizeram o uso da combinação de imunoterapia com  quimioterapia após a aprovação do estudo KEYNOTE-189 versus quimioterapia isolada.

Os resultados da análise demonstraram desfechos inferiores no grupo da combinação, com pior taxa de resposta, pior sobrevida livre de progressão e pior sobrevida global, evidenciando que a mutação no gene STK11/LKB1 tem se mostrado um biomarcador de resistência primária à imunoterapia, seja em combinação com quimioterapia (dados deste estudo) ou isolada (dados de estudo anterior).

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?