Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dra. Carolina Kawamura Haddad e Dra. Clarissa Seródio Baldotto – O papel da quimioterapia no tratamento de manutenção do câncer de pulmão não pequenas células doença metastática

Dra. Carolina Kawamura Haddad e Dra. Clarissa Seródio Baldotto, autoras do MOC, comentam os destaques da ASCO 2019 em câncer de pulmão não pequenas células doença metastática e destacam dois estudos que olharam para quimioterapia, avaliando o papel do tratamento de manutenção, um tema antigo.

O primeiro estudo comentado analisou o esquema combinado de carboplatina/paclitaxel e bevacizumabe como esquema inicial de tratamento. Depois, randomizou pacientes para receberem bevacizumabe versus pemetrexede versus combinação de bevacizumabe + pemetrexede, com o objetivo de avaliar se havia benefício de sobrevida global com a combinação. O estudo foi negativo, demonstrando que não houve diferença entre usar a combinação ou a quimioterapia isolada, consolidando a prática atual com uso de droga isolada.

O segundo estudo foi parecido e também tinha o objetivo de avaliar se havia benefício de sobrevida global com a combinação. Esse estudo foi realizado no Japão e usou no braço inicial a carboplatina/pemetrexede e bevacizumabe. Depois, randomizava da mesma forma para o tratamento de manutenção com bevacizumabe isolado ou com a combinação das duas drogas. Os resultados da análise também foram inferiores termos de sobrevida global.

Segundo as doutoras Carolina Kawamura Haddad e Clarissa Seródio Baldotto, embora os estudos tenham sido negativos, as apresentações foram relevantes, pois consolidaram algumas práticas atuais.

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?