Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dra. Carolina Kawamura Haddad – Câncer de Pulmão: estudos na área da terapia-alvo para o EGFR

Dra. Carolina Kawamura Haddad, autora do MOC, comenta os destaques da sessão oral de câncer de pulmão metastático da ASCO 2019 e destaca dois estudos na área da terapia-alvo para o EGFR.

O primeiro estudo comentado (RELAY) é um trabalho multinacional, duplo-cego, randomizado de fase III que comparou a combinação de erlotinibe + ramucirumabe versus erlotinibe + placebo, demonstrando ganho de sobrevida livre de progressão no grupo da combinação erlotinibe + ramucirumabe , no entanto com resultados ainda imaturos.

O segundo trabalho destacado pela Dra. Carolina Kawamura é um estudo fase III que randomizou pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado com mutação do EGFR para receberam gefitinibe isolado ou gefitinibe combinado com quimioterapia com carboplatina/pemetrexed. Os resultados da análise corroboraram os dados anteriormente apresentados na ASCO 2018 (estudo japonês), com taxa de resposta elevada e ganho significativo de sobrevida livre de progressão e também de sobrevida global, com mediana ainda não atingida no grupo da combinação.

A estratégia da combinação de inibidores com quimioterapia tem chamado a atenção e se mostrado uma opção para o futuro, especialmente por conta do ganho em sobrevida global.

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?