Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dr. Ricardo Carvalho – Estudo APACT: combinação de gencitabina + nab-paclitaxel no tratamento adjuvante do câncer de pâncreas ressecado cirurgicamente

Dr. Ricardo Carvalho, oncologista clínico titular do Hospital BP Mirante, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta o esperado estudo fase III APACT, que avaliou a eficácia da combinação de gencitabina + nab-paclitaxel no tratamento adjuvante do câncer de pâncreas ressecado cirurgicamente.

O estudo foi negativo, demonstrando que a combinação de gencitabina + nab-paclitaxel não ofereceu aumento estatisticamente significativo em mediana de sobrevida livre de doença em comparação com gencitabina  isolada (19,4 versus 18,8 meses), com redução de 12% no risco de recorrência.

No tocante à mediana de sobrevida global, os dados ainda são imaturos, mas existe uma tendência numérica favorável para a combinação. Segundo, o Dr. Ricardo Carvalho, é preciso esperar um folow up maior para saber se um benefício em sobrevida global será demonstrado.

 

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?