Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

ASCO 2019

ASCO 2019: Dr. Nivaldo Farias Vieira e Dr. Thiago Jorge – Inovações tecnológicas na oncologia

Dr. Nivaldo Farias Vieira e Dr. Thiago Jorge, autores do MOC, falam sobre estudos apresentados na ASCO 2019 envolvendo inovações tecnológicas na oncologia e destacam a tendência dos profissionais em procurar estudos que falam de inovação, uma conduta que ficou evidente nesta ASCO, embora as apresentações tenham ocorrido de forma ainda tímida.

Dados interessantes envolvendo o uso da telemedicina (área ainda polêmica no Brasil) foram explorados, como, o recurso de telemensagem. Houve apresentações também sobre o uso de inteligência artificial, como, um trabalho que avaliou o controle de dor através de um app que permitia aos pacientes relatar se tinham dor. No caso de dores agudas, havia interação de enfermeiros que prestavam suporte para controlar a dor. Os dados demonstraram que o uso app resultou em redução expressiva do número de internações por dor no sistema de emergência, sem interferir na qualidade de vida desses pacientes.

“É interessante ver que a inteligência artificial, o sms e a telemedicina estão trazendo, na verdade, uma volta aos princípios básicos da medicina: o verdadeiro cuidar do paciente”, afirma Dr. Thiago Jorge.

 

Apoio:

banner fleury_libbs

Parceria:

banner oncinfo_newhealth_2

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?