Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cobertura de congressos

[ESMO 2015] Segurança, avaliação de atividade e durabilidade da resposta de rovalpituzumabe tesirina, uma droga conjugada a um anticorpo anti-proteína delta-like 3, no câncer de pulmão de células pequenas

Apoio:

Glenmark_oncologia_120x40

Palestrante: M.C. Pietanza (EUA)

Abstract: 7LBA

Rovalpituzumabe Tesirina (Rova-T) é uma droga conjugada a um anticorpo (DCA) anti-proteína delta-like 3 (DLL3), composta por um anticorpo monoclonal humanizado e um ligante (PBD). A DLL3 é altamente expressa em tumores neuroendócrinos, incluindo cerca de dois terços dos casos de câncer de pulmão de células pequenas. O primeiro ensaio clínico de fase I em pacientes com câncer de pulmão de células pequenas recorrente completou recentemente o recrutamento e os resultados estão relatados abaixo.

Pacientes com câncer de pulmão de células pequenas, que progrediu depois de 1 ou 2 linhas anteriores de terapia, receberam doses crescentes de Rova-T como uma vez a cada 3 semanas (Q3W), em 1-3 cohorts de pacientes, até toxicidade limitante da dose (TLD). As doses foram de 0,05; 0,1; 0,2; 0,4 e 0,8 mg/kg Q3W. Tumores DLL3 positivos foram definidos por um escore de IHC ≥ 180 numa escala de 300.

Os resultados obtidos foram:

  • A partir de julho de 2015, 79 pacientes foram tratados.
  • A dose máxima tolerada (DMT) foi de 0,2mg/kg, a cada 3 semanas, x 3 ciclos e 0,3mg/kg, a cada 6 semana, x 2 ciclos.
  • Os eventos adversos mais comuns (≥ 20%) de qualquer grau entre todos os pacientes foram fadiga (47%), dispneia (24%), náusea (24%) e diminuição de apetite (22%).
  • Os eventos adversos graves mais comuns, relacionadas com o tratamento, foram derrames de serosas e trombocitopenia, relatadas em 11 (14%) e 3 (4%) pacientes respectivamente.
  • Dos 48 espécimes tumorais arquivados disponíveis, 33 (69%) foram DLL3 +. Entre os 29 pacientes DLL3 +, tratados até a DMT, 10 (34%) apresentaram resposta parcial e 9 (31%) tiveram a doença estabilizada com taxa de benefício clínico combinado de 66%.
  • A duração da resposta entre estes pacientes com respostas confirmada na dose de 0,3 mg/kg, a cada 6 semanas, foi de 178 dias (faixa=58-266), sem incidência de recorrência.
  • No cenário de terceira linha, no qual não existe atualmente nenhum tratamento padrão, taxas de resposta significativas foram observadas entre pacientes tratados até a DMT (17% TRG; n=35), e estas foram ainda mais enriquecidas com seleção dos pacientes DLL3 + (42% TRG; n=15).

Conclusões: Rova-T, o primeiro da classe dos DCA anti-DLL3, tem toxicidade manejável e demonstrou atividade antitumoral substancial e durabilidade de resposta como um agente único em pacientes com câncer de pulmão de células pequenas recorrente, DLL3+. Em vista disso, estudos de fase II já estão sendo planejados.

Equipe MOC na ESMO

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?