Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Cobertura de congressos

[ESMO 2015] Estudo prospectivo de terapia endócrina isolada em pacientes com câncer de mama receptor de estrogênio positivo, HER-2 negativo, linfonodos negativos: Resultados do grupo de risco baixo do TAILORx

Apoio:

Glenmark_oncologia_120x40

Palestrante: J. Sparano (EUA)

Abstract: 5BA

O TAILORx é um estudo prospectivo que foi desenhado para avaliar o papel da terapia endócrina e terapia quimioendócrina em pacientes com câncer de mama receptor de estrogênio (RE) positivo, HER-2 negativo, gânglio axilar negativo cujo tratamento foi guiado por um ensaio de expressão gênica multiparamétrica (Oncotype DX escore de recorrência).

O objetivo primário foi demonstrar a não inferioridade de terapia endócrina comparada com a terapia quimioendócrina em pacientes que apresentavam um escore de recorrência intermediário de 11-25. O objetivo secundário foi confirmar as baixas taxas de recidiva em pacientes com escore de recorrência baixo (< 11) tratadas com terapia endócrina isolada. Os critérios de elegibilidade incluíram pacientes < 75 anos de idade com câncer de mama RE+, HER-2 negativo, tumor primário entre 0,6-5,0 cm e gânglios axilares negativos. As pacientes foram divididas em terapia endócrina isolada, caso o escore de recorrência fosse < 11, e terapia quimioendócrina se o escore de recorrência fosse > 25.

Os resultados obtidos foram:

  • O estudo incluiu 10.273 pacientes, entre abril de 2006 e outubro de 2010, das quais 6.907 (67,2%) tiveram um escore de recorrência intermediário, 1.737 (16,9%) tiveram escore de recorrência alto > 25 e 1.639 pacientes (15,9%) tiveram um escore de recorrência baixo (< 11).
  • Na quarta análise interina planejada, o comitê de monitoramento de dados ECOG-ACRIN recomendou, em 20/3/15, que o estudo continuasse como planejado para o grupo randomizado que apresentasse escore de recorrência de 11-25 e que os resultados fossem liberados para os investigadores para o grupo de baixo risco com escore de recorrência < 11.
  • Taxas de eventos em 5 anos (IC de 95%) para o grupo de baixo escore de recorrência foram de 99,2% (98,5-99,6%) para o intervalo livre de recorrência à distância (ILRD), 98,5% (97,6-99,0%) para o intervalo livre de recorrência (ILR), 93,5% (92,0-94,7%) para a sobrevida livre de doença (SLD), e 98,1% (97,3-98,7%) para a sobrevida global (SG).

Conclusões: Em pacientes com câncer de mama RE+, HER2-negativo, gânglio axilar negativo, aquelas com escore de recorrência baixo tiveram excelentes resultados clínicos em 5 anos com terapia endócrina isolada e podem ser poupados com segurança de quimioterapia.

Equipe MOC na ESMO

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?