Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Pulmão

Seis ciclos ou menos de quimioterapia para primeira linha de tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas

A quimioterapia (QT) baseada em platina é a base do tratamento de primeira linha para pacientes com câncer avançado de pulmão de células não pequenas. No entanto, o número ideal de ciclos do tratamento permanece controverso.

Foi realizada uma revisão sistemática e uma meta-análise de dados de pacientes individuais para comparar a eficácia do tratamento de seis ciclos versus tratamentos com menos ciclos planejados de quimioterapia à base de platina.

Todos os ensaios clínicos randomizados compararam seis ciclos ou menos de QT baseada em platina na primeira linha para pacientes com câncer avançado de pulmão de células não pequenas.

Os resultados encontrados foram:

  • Cinco estudos elegíveis foram identificados, sendo possível coletar dados de pacientes individuais de quatro desses ensaios que incluíram 1.139 doentes, 568 dos quais foram distribuídos por seis ciclos, e 571 a três ciclos (dois ensaios) ou quatro ciclos (dois estudos). Os pacientes receberam cisplatina (dois ensaios) ou carboplatina (dois ensaios).
  • Nenhuma evidência indicou benefício de seis ciclos de QT na sobrevida global (mediana de 9,54 meses [IC de 95%: 8,98-10,69] em pacientes atribuídos a seis ciclos versus 8,68 meses [8,03-9,54] naqueles atribuídos a menos ciclos; [HR=0,94; IC de 95%: 0,83-1,07; p=0,33]) com ligeira heterogeneidade entre os ensaios (p=0,076; I²=56%).
  • A sobrevida livre de progressão mediana foi de 6,09 meses (IC de 95%: 5,82-6,87) em pacientes que receberam seis ciclos e 5,33 meses (4,90-5,62) para os que receberam menos ciclos (HR=0,79; IC de 95%: 0,68-0,90; p=0,0007).
  • Em relação à taxa de resposta, obteve-se 73 de 419 pacientes (41,3%), designados para seis ciclos, e 152 de 416 (36%), designados para três ou quatro ciclos, que tiveram resposta objetiva (p=0,16);
  • A anemia maior ou igual ao grau 3 foi ligeiramente mais frequente com uma maior duração do tratamento, sendo 12 de 416 pacientes (2,9%), divididos em três a quatro ciclos, e 32 dos 411 pacientes (7,8%), atribuídos a seis ciclos, que tiveram anemia grave.

Os autores concluíram que seis ciclos de QT baseada em platina na primeira linha não melhoraram a sobrevida global em comparação a três ou quatro ciclos em pacientes com câncer avançado do pulmão de células não pequenas. Tais achados sugerem que menos de seis ciclos de QT seria uma opção de tratamento válida para esses pacientes.

Referência:
Rossi A., Chiodini P., Sun J.M., et al. Six versus fewer planned cycles of first-line platinum-based chemotherapy for non-small-cell lung cancer: a systematic review and meta-analysis of individual patient data. Lancet Oncol 15:1254, 2014.

Marcus Paulo Amarante
Médico Residente de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Antonio Carlos Buzaid
Chefe Geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?