Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Melanoma

FDA aprovou pembrolizumabe para pacientes com melanoma metastático

No dia 04/09/14, o pembrolizumabe, um anticorpo anti-PD-1 (Keytruda), foi aprovado pelo FDA e será utilizado para o tratamento de pacientes com melanoma metastático, refratários aos tratamentos aprovados. Essa nova droga deve ser utilizada após o tratamento com ipilimumabe, nos pacientes com BRAF selvagem. Para aqueles com mutação no BRAF, o pembrolizumabe foi aprovado para uso após o tratamento com um inibidor de BRAF e ipilimumabe.

A aprovação do pembrolizumabe foi baseada no estudo publicado em julho de 2014 no Lancet. O estudo é um ensaio clínico de fase I que envolveu 173 pacientes com melanoma metastático, cuja doença havia progredido após pelo menos duas doses de ipilimumabe. A duração mediana do acompanhamento foi de 8 meses. Esses pacientes foram randomizados para pembrolizumabe, 2 mg/kg, a cada 3 semanas (n=89), ou 10 mg/kg, a cada 3 semanas (n=84), até a progressão da doença, toxicidade intolerável ou a retirada do consentimento. O desfecho primário foi taxa de resposta global (TRG), submetida aos critérios de avaliação de resposta em tumores sólidos (RECIST, versão 1.1).

Os resultados encontrados foram:

  • TRG foi de 26% em ambos os grupos, sendo 21 entre os 81 pacientes do grupo que recebeu 2 mg/kg e 20 dos 76 pacientes do grupo que recebeu 10 mg/kg.
  • O tratamento foi bem tolerado, com perfil similar de segurança na dose de 2 mg/kg e 10 mg/kg. Não houve mortes relacionadas com a droga. Os eventos adversos de qualquer grau, mais comuns na dose de 2 mg/kg e 10 mg/kg foram fadiga (29 [33%] versus 31 [37%]), prurido (23 [26%] versus 16 [19%]) e exantema (16 [18%] versus 15 [18%]).
  • Em ambas as doses, cerca de 24% dos pacientes apresentaram redução do tumor e este efeito durou ao menos 8,5 meses e continuou para além deste período, na maioria dos pacientes.

O pembrolizumabe ainda não está disponível no Brasil.

Referência:
Robert C, Ribas A, Wolchok JD, et al. Anti-programmed-death-receptor-1 treatment with pembrolizumab in ipilimumab-refractory advanced melanoma: a randomised dose-comparison cohort of a phase 1 trial. Lancet 2014, Epub ahead of print, Jul 14.

Antonio Carlos Buzaid
Chefe Geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Raphael Brandão Moreira
Residente Chefe de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?