Editores da série MOC: Antonio Carlos Buzaid - Fernando Cotait Maluf - Carlos H. Barrios

Editor-convidado: Caio Max S. Rocha Lima

Mama

Recente estudo identificou uma nova mutação genética como importante causa de câncer de mama hereditário

A mutação do PALB2 (partner and localizer of BRCA2) foi previamente identificado como um gene de risco em câncer de mama. Mutações monoalélicas resultam em câncer, enquanto mutações bialélicas levam a anemia de Fanconi. O PALB2 codifica uma proteína que funciona como um supressor tumoral, por ligação com BRCA2 no núcleo celular. PALB2 permite a localização do BRCA2 no núcleo e proporciona uma ligação molecular do complexo BRCA1-PALB2-BRCA2. O BRCA1, BRCA2 (FANCD1), e PALB2 (FANCN), juntamente com FANCJ (BRIP1), facilitam o sistema de reparo do DNA.

Estudo recente publicado no NEJM analisou o risco de câncer de mama entre 362 membros de 154 famílias que tinham truncamento deletério, emenda, ou mutações deletérias no gene PALB2. O risco de câncer de mama idade-específico para portadores da mutação foi estimado com o uso de uma abordagem de análise-segregação modificada que permitiu avaliar efeitos de genótipo PALB2 e da agregação familiar residual.

Os resultados encontrados foram:

  • O risco de câncer de mama em mulheres portadoras da mutação PALB2, em comparação com a população em geral, eram 8 a 9 vezes mais alta entre aquelas com menos de 40 anos de idade, de 6 a 8 vezes maior entre aqueles de 40 a 60 anos de idade, e 5 vezes maior entre aqueles com mais de 60 anos de idade.
  • O risco cumulativo estimado de câncer de mama entre as portadoras da mutação do sexo feminino foi de 14% (IC de 95%: 9-20) aos 50 anos de idade e de 35% (IC de 95%: 26-46) aos 70 anos de idade.
  • Risco de câncer de mama também foi significativamente influenciado por coorte de nascimento (p<0,001) e por outros fatores familiares (p=0,04).
  • O risco absoluto de câncer de mama para mulheres portadoras da mutação do PALB2 aos 70 anos de idade foi de 33% (IC de 95%: 25-44) para aqueles com história familiar de câncer de mama e de 58% (IC de 95%: 50-66) aos 50 anos para aqueles com dois ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama.

Os autores concluíram que as mutações no PALB2 são uma importante causa de câncer de mama hereditário, no que diz respeito tanto à frequência de mutações de predisposição de câncer e ao risco associado a eles. Os dados desse estudo sugerem que o risco de câncer de mama para portadores da mutação PALB2 podem sobrepor-se ao de portadores da mutação BRCA2.

Referência:
Antoniou AC, Casadei S, Heikkinen T, et al. Breast-cancer risk in families with mutations in PALB2. N Engl J Med 2014;371:497-506.

Antonio Carlos Buzaid
Chefe Geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Marcus Paulo Amarante
Médico Residente de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Continue sua leitura

Mais informações e estudos no MOC Tumores Sólidos

Acessar MOC

Seja o primeiro a saber das novidades, cursos e novos manuais que serão lançados.

Cadastre-se abaixo para ter acesso:

Seu e-mail
Sua área de atuação

Sobre quais áreas você tem interesse de receber conteúdos?